O YouTube está intensificando suas medidas contra ferramentas que bloqueiam anúncios, agora testando a injeção de anúncios no servidor. Esta nova abordagem tem como objetivo tornar os anúncios parte integral dos vídeos transmitidos aos dispositivos, tornando-os indistinguíveis do conteúdo original e dificultando a ação dos bloqueadores de anúncios.
Como Funciona a Injeção de Anúncios no Servidor
O desenvolvedor da extensão SponsorBlock, que é uma ferramenta colaborativa para pular segmentos patrocinados em vídeos, revelou recentemente que “o YouTube está experimentando com a injeção de anúncios no servidor”. Em um nível básico, isso significa que os anúncios são incorporados diretamente no vídeo transmitido, ao invés de serem entregues separadamente para o cliente web ou móvel. Essa mudança impede que os bloqueadores de anúncios interceptem e ocultem os anúncios.
No caso do SponsorBlock, essa alteração causa o deslocamento de todos os marcadores de tempo pelos tempos dos anúncios. Para evitar que seu banco de dados seja preenchido com submissões incorretas, o desenvolvedor ajustou o servidor para detectar e rejeitar submissões provenientes de navegadores onde essa injeção está ocorrendo.
Impacto nos Bloqueadores de Anúncios
A injeção de anúncios no servidor representa um desafio maior para os bloqueadores de anúncios completos, e o YouTube tem buscado várias maneiras de contornar esses bloqueios ao longo do último ano. Além das extensões de navegador, a Google também tem mirado clientes de terceiros, que são populares em dispositivos móveis. Como sempre, os usuários são incentivados a assinar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios.
Estado Atual dos Testes
Atualmente, esta técnica ainda está em fase de testes, com alguns usuários já enfrentando o problema. No entanto, ainda não foi amplamente implementada. É provável que o YouTube não revele detalhes específicos sobre os procedimentos internos, mas seria interessante entender como a inserção é realizada e quais mudanças foram necessárias na infraestrutura de entrega de anúncios da plataforma.
Essa iniciativa reflete a contínua batalha entre plataformas de conteúdo e desenvolvedores de bloqueadores de anúncios, destacando a importância de um equilíbrio entre a geração de receita por meio de publicidade e a experiência do usuário.
Fonte: 9to5Google.