OpenAI reforça proteção de adolescentes no ChatGPT

Seguindo tendência global de segurança, OpenAI lança recursos de estimativa de idade para proteção de adolescentes.


O uso de inteligência artificial por adolescentes é uma grande parte da rotina. Porque condensam um grande volume de ideias e têm capacidade generativa, ferramentas como o ChatGPT são usadas para estudar, tirar dúvidas, criar textos e explorar ideias.

Em razão disso, a OpenAI passou a tratar uma questão sensível como prioridade: como permitir esse uso sem ignorar riscos reais para menores de idade?

Nas últimas atualizações, a empresa apresentou um conjunto de medidas focadas em segurança, transparência e controle familiar.

Estimativa de idade

Um dos pilares da nova estratégia da OpenAI é a estimativa de idade. Ela veio para que a plataforma não precise depender apenas da idade informada no cadastro, mas possa analisar sinais de uso para identificar se uma conta pode pertencer a alguém com menos de 18 anos.

Não é um cadastro obrigatório nem um reconhecimento facial automático, mas sim um sistema de probabilidade criado para estimar se uma conta pode pertencer a alguém com menos de 18 anos. A estimativa de idade se tem base em sinais de como a conta é utilizada ao longo do tempo.

Quando isso acontece, o ChatGPT ativa automaticamente uma experiência mais restritiva, com cuidados extras em temas sensíveis. O sistema não bloqueia o uso, mas restringe temas sensíveis, como conteúdo sexual, violência, autolesão, transtornos alimentares e comportamentos perigosos

É reconhecido pela OpenAI que nenhum sistema é perfeito e, por isso, usuários adultos podem solicitar verificação de idade para remover essas limitações. Mas, na dúvida, a plataforma prioriza a proteção.

Outros recursos

Um outro recurso mais antigo do ChatGPT é o controle parental. Pais e responsáveis podem vincular suas contas às dos adolescentes e gerenciar o acesso a determinados recursos do ChatGPT, ativando salvaguardas adicionais e uma experiência mais restritiva para menores de idade.

Esses controles envolvem uma experiência mais restritiva para contas de adolescentes, com ferramentas adicionais sobre retenção de informações e tratamento de temas sensíveis. A OpenAI apresenta essas ferramentas como apoio à mediação familiar, deixando claro que tecnologia sozinha não substitui o papel de pais e responsáveis.

Todas essas mudanças trazem aos adolescentes uma experiência mais guiada e restrita em certos temas, sem bloquear o uso educacional ou criativo. Para famílias, surgem mais ferramentas de acompanhamento.

Já sabia desses recursos que a OpenAI oferece? Confira todas as atualizações no nosso Instagram.


Fonte: Open AI